terça-feira, 11 de outubro de 2016

Entidades de Erechim se mobilizam para ajudar estrangeiros em estado de vulnerabilidade


A situação dos estrangeiros residentes em Erechim, especialmente haitianos e senegaleses, ainda requer atenção. Eles chegam aqui em busca de trabalho. O desafio deles é sustentar-se e ao mesmo tempo conseguir recursos para ajudar suas famílias que ficaram em seus países de origem, como Haiti ,Senegal, e outros. E isso só se dá através do trabalho, do emprego. Por isso, várias entidades de Erechim, entre elas a URI, estão se mobilizando para apoiá-los.

Entre as ações previstas, estão sendo desenvolvidas capacitações para que eles possam desempenhar funções, inclusive na área agrícola. Entre os dias 04 e 07 de outubro foi realizado no Centro de Treinamento da EMATER - Regional localizado junto a Escola Agrícola Ângelo Emílio Grando um treinamento em manejo de gado leiteiro, que foi intensamente aproveitado pelos participantes. Na sexta-feira, 7, pela manhã, o grupo manteve um breve encontro com as diversas entidades envolvidas nesta iniciativa, quando foram expostas algumas oportunidades de trabalho. Também fizeram parte deste grupo de alunos (11 estrangeiros) um grupo de produtores de leite do município de Jacutinga. Igualmente neste encontro os estrangeiros demonstraram gratidão às entidades fomentadoras e às pessoas que ministraram o curso.

Os haitianos e senegaleses, que têm formação nas mais diferentes profissões, demonstraram entusiasmo com a oportunidade, pois o maior desejo deles é conseguir recursos para minimizar o sofrimento de suas famílias. Ainda na área agrícola, foi ofertada uma outra oportunidade de trabalho: a colheita da próxima safra de laranja.

O projeto de apoio aos estrangeiros vem sendo desenvolvido desde 2014 e conta com a participação ativa de inúmeras instituições. Entre as ações e projetos previstos, está sendo dada uma atenção especial à empregabilidade de forma emergencial. Este projeto em particular contou com apoio de diversos parceiros, como SICREDI (instituição financiadora), Emater - CETRE, Cooperal, Escola Agrícola Ângelo Emílio Grando, Cáritas Diocesana, Secretaria Municipal de Educação - CEJA Erechim, além da URI Erechim, transformando a ação num projeto interdisciplinar e, principalmente, interistitucional, pois está mobilizando várias instituições da cidade e da região.
(Fotos e texto extraído do site abaixo)
http://www.uricer.edu.br/site/informacao.php?pag_invoked=noticias_principal&id=6656




 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário