quinta-feira, 2 de março de 2017

QUE SÃO SEPÉ TIARAJU NOS PROTEJA!

Comentários de João Pedro Stedile na quarta estação da caminhada, que tratou dos problemas da sociedade brasileira e os desafios para os movimentos populares.  A 40ª ROMARIA DA TERRA foi realizada no assentamento Novo Sarandi- Município de Pontão – 28 de fevereiro de 2017.

1.     VIVEMOS A MAIOR CRISE ECONÔMICA, SOCIAL, AMBIENTAL E POLITICA, Da NOSSA HISTORIA.
     2.     O BRASIL É A SOCIEDADE MAIS DESIGUAL E INJUSTA DO PLANETA.  AQUI TEMOS  76 mil milionários que ficam com 65% de todas riquezas do país, enquanto 204 milhões de pessoas vivem do seu trabalho.
     3.     HOJE TEMOS 12 milhões de desempregados e 8 milhões que nunca puderam trabalhar, portanto, falta trabalho para 20 milhões de adultos.
     4.     O BRASIL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO que o trabalho doméstico cresce, e em número e percentual, é o maior do mundo, empregando 8 milhões, a maioria mulheres, das quais apenas 30% conseguiram que as patroas assinassem a carteira.
     5.     Cerca de um por cento dos proprietários de terra, ou seja, os latifundiários, são donos de 52% de todas as terras do Brasil. O Brasil só perde para o Paraguai na concentração da propriedade da terra, e os índices atuais, são equivalentes a quando saímos da escravidão. A cada ano, independente de governos, a concentração da propriedade da terra só aumenta, pela ganância de acumulação do capital.
     6.     Temos mais de 5 mil comunidades quilombolas esperando sua legalização, mais de 300 áreas de povos indígenas sendo atacadas e sem legalização. Se São Sepé, que hoje homenageamos, retornasse, teria que fazer uma nova guerra para defender seu povo Guarani.
     7.     Nos impuseram o modelo do agronegócio na agricultura, que concentra terra, produção e expulsa mão-de-obra. Hoje 80% das terras cultivadas se dedicam apenas soja, milho e cana. Toda produção agrícola do país é controlada por apenas 50 grandes empresas do agronegócio, 60% delas transnacionais que controlam o mercado, os preços e, ficam com a maior parte do lucro.
     8.     Nesse modelo agrícola, não há espaço para os camponeses, agricultores familiares ou mesmo assalariados rurais.
     9.     Estamos importando, vergonhosamente, feijão, batata, milho, leite em pó, pipoca, lentilha, trigo, maçã, pêra, e centenas de produtos que poderíamos produzir por aqui.
     10.                       Na década de 1980, a indústria pesava 50% na nossa economia e 30% a agricultura. Hoje a indústria pesa 11% e a agricultura apenas 9%.  O capitalismo transformou nossa sociedade numa economia voltada para a especulação, e os trabalhadores são usados apenas no setor de serviços, e assim, não produzimos os bens necessários para melhorar as condições de vida da população.
     11.                       Do total do orçamento da união, 40% de todo valor arrecadado do povo, ao redor de 480 bilhões de reais por ano, são destinados ao pagamento de juros aos bancos que são apropriados por apenas 15 mil capitalistas proprietários dos títulos da dívida pública. É como se todos os 204 milhões de pessoas, pagassem impostos para sustentar 15 mil.
     12.                       O Brasil virou o paraíso para o capital especulativo que só aplica em juros.  Os bancos cobram as mais altas taxas de juros do mundo, além dos 12% da taxa Selic paga pelo governo. O comércio e indústria pagam 48% ao ano, os trabalhadores que compram a prazo pagam 72% ao ano, e se alguém ficar devendo no cartão de credito ou cheque especial, paga 144% ao ano.
     13.                        Enquanto isso, o governo tem 280 bilhões de dólares de reservas da nação depositados em bancos de Nova Iorque e recebe apenas 0,2% de juros ao ano.
     14.                       As finanças públicas estaduais estão quebradas, como aqui no RS, e a maioria dos governos não consegue pagar os servidores e muito menos fazer investimentos sociais. Mas ninguém denuncia a Lei Kandir, que desde os tempos do governo FHC isentou de pagamento de ICMS a todas as exportações de soja, commodities agrícolas e minerais. E assim, a renda agrícola é acumulada pelas empresas exportadoras em detrimento de todo povo.
     15.                       O BRASIL é o maior consumidor mundial de venenos agrícolas.  Todos os anos as empresas nos vendem um bilhão de litros de venenos, a um custo de 10 bilhões de dólares, que são despejados em média 16 litros por hectares e/ou 5 litros por pessoa/ano. Não há paralelo em nenhuma sociedade e agricultura do mundo com tais níveis de envenenamento.
     16.                       O Instituto nacional do câncer denunciou de que, a cada ano, cerca de 500 mil brasileiros são acometidos de câncer. E a maior parte deles tem como causa o sistema alimentar envenenado, que vai destruindo as células do organismo.
     17.                       Na década de 1970 a indústria de máquinas vendia 75 mil tratores por ano, já que os agricultores familiares conseguiam comprar… Passados 50 anos, agora a indústria vende 42 mil tratores por ano, resultado da concentração de renda do modelo do agronegócio, em que apenas os grandes fazendeiros conseguem comprar.
     18.                       De todos os jovens em idade universitária, apenas 15% conseguem entrar na universidade.  Na Bolívia 67%, na Noruega e Koréia, quase 100% dos jovens podem entrar na universidade. Não há nenhum motivo econômico ou social que justifique a exclusão da imensa maioria de nossa juventude, do ensino superior.
     19.                        Há ainda 14 milhões de trabalhadores adultos, que não tiveram o direito de aprender a ler. Mas ninguém se preocupa com eles. Estamos apenas esperando que eles morram.
     20.                       No Brasil, são assassinados 50 mil jovens por ano, a maioria pobres, negros e mestiços moradores da periferia das grandes cidades.
     21.                       O individualismo e a ganância do trânsito matam por ano 45 mil pessoas. No Japão, com o triplo de frota de veículos, morrem apenas 7 mil pessoas por ano.
     22.                        Quando se multiplicam motins nos presídios, em que 65% dos presos não foram ainda julgados e a própria Polícia entra em greve, é porque as instituições públicas, estão falidas.
     23.                       Dos 104 milhões de trabalhadores adultos na ativa, apenas 52% tem seus direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. E mesmo assim o governo golpista quer tirar os direitos de aposentadoria e os benefícios da previdência, em especial dos mais pobres.
     24.                       Desde o governo FHC, vem sendo privatizadas todas riquezas naturais do país, para serem utilizadas em proveito apenas de uma minoria.   A maior empresa estatal - a VALE - foi privatizada, e 52% de seus acionistas são americanos. Ela cometeu um crime ambiental que matou um rio de 700 km, destruiu dois povoados e assassinou 29 pessoas.  A Justiça determinou uma multa de 2 bilhões de reais. Até hoje não foram pagos. Porém o lucro líquido da VALE em 2016, foi 13 bilhões de reais, certamente distribuídos aos seus acionistas especuladores.
     25.                       Os crimes ambientais, a privatização das fontes de água potável, as agressões ao meio ambiente se multiplicam em todo país, realizado pelas empresas e pelo agronegócio.  E povo paga a conta da natureza com as mudanças climáticas, com a seca de seis anos no Nordeste, com a falta de água, em São Paulo, Brasília, Manaus…
     26.                       Nas últimas eleições as empresas capitalistas gastaram 6 bilhões de reais para eleger seus representantes e o congresso mais conservador e mais corrupto, de todos os tempos.
     27.                       Temos a bancada da bala, da bola, da bíblia, dos ruralistas, dos empresários, das mineradoras, dos laboratórios, formadas por uma maioria de homens, velhos e branquelos. Só nos falta uma bancada do povo brasileiro.
     28.                       O voto não está decidindo o poder político.  Ele foi sequestrado pelos capitalistas, e por isso o povo caiu no ceticismo sobre a política porque sabe que seu voto não vale nada.  Devemos lutar pela mudança desse governo ilegítimo e conquistar nas ruas uma reforma política profunda, através de uma assembleia constituinte. Que reconstrua a democracia no país e, devolva ao povo o direito de escolher, de fato, seus verdadeiros representantes, garantindo a equidade de gênero, juventude e etnia.
     29.                        Só o povo organizando e, lutando pode enfrentar as mazelas do capitalismo, que provocam cada vez mais problemas econômicos e sociais.
     30.                       Porem, temos diversos desafios nossos, dos movimentos populares e pastorais a superar. Precisamos retomar o trabalho de base, informar e organizar os trabalhadores. Colocar nossas energias na formação de militantes, para que compreendam a gravidade da situação e promover a luta de massas. Única força capaz de defender os direitos e conquistar a democracia Plena.

     Que São Sepé Tiaraju nos proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário