quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

PROJETO "10 MILHÕES DE ESTRELAS"

Este projeto teve sua origem na França em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por toda a França e passou a ser realizada no período do Natal.
É no ano de 2002 que a ação inicia o seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promovem ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. No ano seguinte, 2003, o projeto ganha força e é espalhado pelo resto do mundo, dando, desta forma, visibilidade ao empenho da rede Cáritas a favor da paz e da solidariedade. O principal propósito é sempre a sensibilização de toda a população para a importância dos valores da solidariedade e da paz.
Assim, espera-se que o projeto 10 milhões de estrelas adote um processo pedagógico para pautar questões que atentem contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoquem a solidariedade, formando uma verdadeira constelação humana, pela paz e contra a fome e a pobreza extrema.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) proclamou 2015 como o Ano da Paz. Com início no dia 30 de novembro de 2014 e estendendo-se até o Natal de 2015, é um momento de reflexões, orações e ações sociais que devem contribuir na superação da violência e para despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas.
Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB, descreve no texto-base do Ano da Paz, que o “grito silencioso de paz, ‘Somos da Paz’, se eleva frente à violência crescente em todos os níveis. Violência de morte, de abuso de poder, de descarte da pessoa, de quebra das relações de confiança, de desagregação da família, de ganância e corrupção, de marginalização da infância e da adolescente”.
A violência é um fenômeno histórico e suas causas estão associadas a problemas sociais como miséria, fome e desemprego. Embora os fatores econômicos não sejam os únicos determinantes, a ausência ou ineficiência de políticas públicas e de segurança agravam o quadro. É necessária uma participação mais forte da sociedade nas discussões que buscam saída para esses problemas.
Superar as múltiplas formas de violência que agridem a dignidade dos filhos e filhas de Deus e despertar a convivência fraterna entre as pessoas é o objetivo do Ano da Paz, que se soma ao projeto 10 milhões de estrelas. De acordo com os últimos dados do Mapa da Violência, mais de 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 2012. Os jovens são os principais afetados neste contexto, somando mais de 27 mil vítimas naquele ano. O mesmo relatório aponta cinco mortes por disparo de arma de fogo a cada hora no país, caracterizando o país com maior número de assassinatos do mundo.
Outro dado alarmante é sobre a violência contra as mulheres, que segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente: 43% das mulheres sofrem agressões diariamente.
Juntos, os projetos 10 milhões de estrelas e Somos da Paz unem-se a favor da paz e contra a fome no mundo, representando nosso desejo por um mundo mais justo e igualitário.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário